Comitê de Preservação da Memória Corinthiana
Corinthiano é com "H"
CPMC LANÇA A CAMPANHA CORINTHIANO É COM “H”

Representantes das principais torcidas organizadas do Corinthians participaram do pré-lançamento da Campanha “Corinthiano é com H”, idealizada pelo Comitê de Preservação da Memória Corinthiana. Além de defender o retorno da letra “H” a palavra corinthiano, a proposta serve também de resgate à essência do clube, evocando predicados como a HONESTIDADE, a HUMILDADE, a HOMBRIDADE e, sobretudo, a manutenção da HISTÓRIA de um dos mais tradicionais clubes do futebol mundial. O lançamento oficial coincidiu com a data de aniversário do Corinthians, dia 01 de setembro, quando o alvinegro completou 96 anos.

Sobre a Campanha
CORINTHIANO É COM “H”


Em 1910 um grupo de apaixonados por futebol deu origem ao Sport Club Corinthians Paulista, numa homenagem ao clube inglês homônimo. Nascia, sob as bênçãos de São Jorge, uma lenda. Os torcedores, logo apelidados de fiéis, tamanha devoção delegada à bandeira alvinegra, passaram a ser também chamados de corinthianos. Mas com o passar do tempo, a imprensa convencionou que o correto era suprimir o ‘h’ da palavra e, assim, nacionalizá-la. Porém, não se trata de uma palavra oriunda da língua portuguesa, o que justifica a obrigação de flexionar corinthiano usando o ‘th’. Segundo a doutora em lingüística da Universidade de São Paulo (USP), Ana Stela de Almeida, a explicação é muito simples: “a língua escrita é um conjunto de signos, os quais são arbitrários, ou seja, não existe uma razão icônica pra que se chame cadeira de cadeira. É pura convenção. Tanto é que em inglês é “chair”, em espanhol “silla”, e assim por diante (...). Com o tal do TH aconteceu o mesmo. A letra ‘H’ - no português do Brasil não tem som, ou servia para, junto com outro fonema, formar sons distintos, como pharmacia (PH = F). De forma que a língua mudou depois da reforma ortográfica nos anos 70, mas nomes próprios acabaram intocados, no caso de Corinthians e suas possíveis flexões. É isso, trata-se de uma arbitrariedade do signo”, diz. Diante disto, o Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC) lançou a campanha “CORINTHIANO É COM H”.

No dicionário Houaiss, a palavra "corintiano" foi grafada sem o "h", seguindo as convenções adotadas a partir dos anos 70. Porém, o termo é flexionado de Corinthians, escrito com o "h". Qual a razão da retirada do "h" em corinthiano? “O intitulativo do clube está registrado em cartório com essa forma, que é do inglês. Quando o dicionário se refere à agremiação, não pode aportuguesar o seu nome para Coríntiãs, como até se encontra em outros dicionários, mas erroneamente. Quando se trata, porém, do torcedor, dos associados ou dos atletas desse clube, há que seguir a palavra portuguesa existente. O dicionário não pode acolher erros ortográficos e nesse caso não há que seguir registros cartoriais: corintiano e coríntio existem na língua. É verdade que existe uma coisa chamada 'regra dos derivados gráficos de nomes estrangeiros', que você pode ver referida no verbete derivado do Houaiss, mas isso se usa para nomes da botânica, da petrologia etc. Não é comum tal regra ser empregada em palavras da língua de 'nível zero', a de todo dia, como é o caso de corintiano”. RESPOSTA DE MAURO VILLAR (COORDENADOR DO DICIONÁRIO HOUAISS).

Paixão se escreve com TH

Corinthiano é uma coisa, corintiano é outra.
Corinthiano é o torcedor fiel, o que enfrenta lua, sol, chuva, granizo, raios e terremotos para ver drapejar a bandeira alvinegra nos estádios e sentir pulsar no peito a cartilagem da alma nas vitórias, nos empates e nas derrotas. Corinthiano somos nós, os devotos de um sonho que se fez um pedaço de nós mesmos.

Já corintiano, assim, mais simplezinho, é quem nasce na cidade do Corinto, no coração de Minas Gerais. Se não acreditarem, procurem no mapa. Corinto fica ali, depois de Curvelo, depois de Morro da Graça, para os lados de Morro de Senhora da Glória. Corintiano é todo bom mineiro de bom gosto que nasce em Corintio. E há também os coríntios, aos quais se dirige o apóstolo Paulo em várias de suas cartas. Portanto, os coríntios estão no Novo Testamento; os corintianos estão em Minas Gerais. E os corinthianos, em toda parte.

Lourenço Diaféria
“Paixão se escreve com TH“ - Jornal Popular - 13.07.94.