Comitê de Preservação da Memória Corinthiana
Arquibancada Literária
I FEIRA DE CULTURA CORINTHIANA MOSTRA OUTRA PAIXÃO DO TORCEDOR: A LITERATURA

Sabe-se que o futebol depende intrinsecamente dos sentidos do jornalista, pois sem ele toda a ação dentro do campo se restringe, sem que o torcedor saiba das jogadas emocionantes e seus lances memoráveis. Outra peça fundamental neste processo é o escritor que investiga, organiza e difunde em ensaios, crônicas e histórias sobre os anais do universo futebolístico. Há na literatura brasileira uma quantidade generosa de obras dedicadas à discussão do tema. Graça Aranha, Machado de Assis, Rui Barbosa, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e Ruy Castro já emprestaram suas narrativas para descrever a habilidade daquele jogador, a estratégia do técnico e a perseverança de uma equipe. Na primeira edição da Feira de Cultura Corinthiana estão confirmadas as presenças dos autores Celso Unzelte, Renato Nalesso, Roque Citadini, além de ídolos corinthianos. O evento conta com a colaboração de Edson Lima, produtor cultural e coordenador do projeto O Autor na Praça.

AUTORES DE LIVROS CORINTHIANOS FORMAM UM TIMAÇO

Com a presença de Juca Kfouri, Nirlando Beirão, Joaquim Grava, Renato Nalesso entre outros, a I Arquibancada Literária se torna um dos maiores eventos comprometidos a difundir a cultura corinthiana. O encontro aconteceu em 6 e 7 de dezembro, no Parque São Jorge.

DIA 06: Antônio Roque Citadini (NECO, O PRIMEIRO ÍDOLO); Carlos Moraes (VINGANÇA DO TIMÃO); Edmar J. (CORINTHIANS, UMA PAIXÃO EM PROSA E VERSO); Juca Kfouri (CORINTHIANS, PAIXÃO E GLÓRIA e A EMOÇÃO CORINTHIANS); Luiz Carlos Ramos (VICENTE MATHEUS, QUEM SAI NA CHUVA É PRA SE QUEIMAR); Nirlando Beirão (CORINTHIANS É PRETO NO BRANCO); Neto, Fabrício Bosio e Renato Nalesso (NETO, O ETERNO XODÓ); Ricardo Gozzi (DEMOCRACIA CORINTHIANA, A UTOPIA EM JOGO); Valmir Storti (HISTÓRIA DO CAMPEONATO PAULISTA); Pablo Nacer (Futebol Clube – Corinthians).

DIA 07: Celso Unzelte (ALMANAQUE DO TIMÃO E ALMANAQUE DO CORINTHIANS); Joaquim Grava (MEDICINA FUTEBOL CLUBE); Edmar J. (CORINTHIANS, UMA PAIXÃO EM PROSA E VERSO); Osmar Santos e Paulo Matiussi (O MILAGRE DA VIDA).