Comitê de Preservação da Memória Corinthiana
Jubileu de Ouro 1954
50 ANOS DE GLÓRIAS
Em 1954 o Corinthians sagrou-se campeão do IV Centenário. A conquista ficou na memória de todos os apaixonados pelo futebol. Passados 50 anos da importante vitória, o CPMC homenageou os mosqueteiros daquele time na ação batizada de Jubileu de Ouro (1954-2004): Gilmar, Cabeção, Homero, Allan, Olavo, Clóvis, Idário, Roberto, Cláudio, Luizinho, Baltazar, Paulo, Rafael, Gatão, Nono, Nardo, Simão, Carbone, Rivetti, Dr. Sérgio Blumer Bastos, Oscar Davison, Tobias Alfieri. Assim como aconteceu nas festividades do Jubileu de Ouro (1977-2002), a Ala da Memória Corinthiana, que desfila na Gaviões da Fiel, trouxe fantasias alusivas aos campeões do IV Centenário. Esta foi a primeira de uma série de homenagens prestadas aos heróis alvinegros.

Recordar é viver!
"Engalanava-se São Paulo! Era o IV Centenário da Cidade! As festividades foram se reproduzindo e as emoções tomaram conta da gente paulistana. O campeonato daquele ano, por isso mesmo, tinha um significado todo especial. O Corinthians, como Campeão do Centenário, em 1922, olhou com carinho e desejo certame. Seria a repetição do memorável feito de 32 anos atrás! E, ao final da competição, entusiasmo contagiante, lágrimas gostosas de alegria, sorrisos esfuziantes, marcaram a torcida mosqueteira: Corinthians, campeão do IV Centenário!". (Texto extraído do Jornal Mosqueteiro, sobre o Campeonato de 1954).

A GRANDE FINAL
No ano que a cidade de São Paulo comemorava seu IV Centenário, os campos de futebol também foram tomados pelas festividades. Palco da mais emblemática disputa da época, o estádio do Pacaembu sediou a decisão entre Corinthians e Palmeiras. Os dois rivais chegaram à penúltima rodada com chances de levantar a taça. O Corinthians precisava apenas de um empate para garantir o título, já o Palmeiras tinha que vencer a partida contra a Linense, em Lins e torcer pela derrota corinthiana no jogo contra o São Paulo. Os craques Gilmar dos Santos Neves, Goiano, Roberto Belangero, Cláudio Cristovam de Pinho, Luizinho, "O Pequeno Polegar" e Baltazar, "O Cabecinha de Ouro", formavam o esquadrão alvinegro. Do outro lado, estavam Jair Rosa Pinto, Juvenal, Dema, Waldemar Fiúme, Fábio Crippa, Humberto Tozzi e Achilles. No confronto final, Luizinho colocou o Timão em vantagem, placar que se manteve até o fim do primeiro tempo. Nem mesmo o empate conseguido por Ney nos minutos finais foi capaz de mudar o resultado: o Corinthians era o Campeão do IV Centenário.